Com a chegada do mês de setembro, muita gente espera receber convites para festas em homenagem aos irmãos São Cosme e São Damião, onde, tradicionalmente são servidos carurus e doces. Entretanto, muita gente está preocupada, pois faltam poucos dias para o mês acabar e o esperado convite ainda não chegou.

Os católicos, no dia 27 de setembro, comemoram o dia de Cosme e Damião. Segundo a crença popular, eles foram médicos e não cobravam pelos serviços. Já os cadomblecistas os consideram orixás Ibejis, que são as energias relacionadas a outros orixás, que desenvolve elos com iniciados na religião, auxiliando a aprender os fundamentos, modo de dançar, ritos e como cultuar o orixá.

Na Umbanda eles representam espíritos desencarnados, infantis que orientam os fiéis da religião. Eles representam o espírito em seu estado natural, que ainda não foram afetados pelas impurezas adquiridas pelo contato com a humanidade.

Este ano a instituição Iao Ile Augusto Omolu se antecipou e já ofereceu o caruru na última sexta-feira (20). Devota dos orixás irmãos e neta da responsável pelo instituto, Silvia conta que o caruru não é pagamento de promessa, mas uma forma de agradecer a Cosme e Damião pela atenção às crianças:

“Nós damos o caruru todo ano. Quis dar por agradecimento pela existência da casa, que acolhe e ajuda as crianças a se desenvolver, sair do meio de risco e violência e vir ao meio artístico, conhecer a arte, a dança, a capoeira. Somos devotos por agradecimento”. Além da casa Augusto Omolu, outras casas e instituições oferecem o tradicional caruru. Confira e programe-se:

Caruru do Afoxé Obá de Xangô
Dia: 27 de setembro
Endereço: Ladeira 12 de Outubro, nº 2, Pelourinho

Caruru das Matriarcas
Dia: 27 de setembro
Endereço: Espaço das Mães Solidarias na beira rio da Represa

Caruru do Lindramor Axé
Dia: 27 de setembro
Endereço: Largo da Cubamba, em São Francisco do Conde

Caruru Solidário
Dia: 28 de setembro
Endereço: Rua Itaperuna, nº 12, Itapuã
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Caruru do Ilê Ketu Axé Odé
Dia: 28 de setembro
Endereço: Sede do Ilê Ketu Axé Odé, em Muritiba

Primeiro Caruru Solidário
Dia: 29 de setembro
Endereço: Travessa São Pedro, em Itabuna

XVIII Caruru de Ibejis e as pedagogingas
Dia: Até 29 de setembro
Endereço: Casa do Boneco, em Itacaré

Caruru N’zo Amazi Diá Nkissi
Dia: 30 de setembro
Endereço: Travessa Augusto Seixas, nº 57, Recreio Vitória da Conquista

Fonte: VArelaNoticias2

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Digite seu nome aqui